Ligustrum sinense - Yamadori
Yamadori realizado este sábado 30 outubro. Esta muda veio do Estado de Santa Catarina e foi plantada pelo bom amigo Senhor Clemente que esta nas fotos e me ajudou muito. Esta árvore foi um presente que ele me deu. Um Ligustro com um tronco que tem 58 cm de circunferência a 10 cm. do solo e um nebari de 80 cm. os galhos começam a surgir 20 cm. do chão. Hoje a árvore está com 20 anos
Esta é a árvore que iremos retirar. Possui mais de 3 metros de altura.
O que me chamou a atenção nesta árvore foi a imponência do nebari e a inserção baixa dos ramos que nascem cerca de 18 cm. do chão. A 10 cm. o tronco possui cerca de 56 cm. de circunferência e o nebari 80 cm.
Esse é o meu amigo Clemente. Foi ele quem trouxe a muda de Santa Catarina e a plantou. Veja ao fundo, o Clemel ao lado do Ligustro.
Meu amigo Clemente e seu filho. Bons companheiros. Obrigado aos dois pela ajuda.
Árvore quase limpa. Podemos ver que temos uma muda nascida da raíz próximo a árvore principal.
Há muitas raízes laterais, e isso é um bom sinal. Vamos poder levantar a árvore hoje. Na foto não dá para perceber mais há também um número muito grande de raízes capilares ao redor do tronco o que garantira o pegamento da árvore após ser retirada.
Esta é a muda lateral que surgiu na raíz. Foi retirada com um torrão mais longo para preservar a extensão da raíz matriz, visto que ela ainda possui poucas raízes.
Tem uma boa estrutura para se tornar um bonsai no estilo Sokan. Sokan: neste estilo as raízes (o nebari) são as mesmas para os dois troncos diferentemente do que acontece no Estilo SOJU, onde as raízes de cada árvore são independentes. Á árvore será educada como se fossem dois parceiros trabalhando juntos. Um casal sendo um a mãe e o outro o filho.
Grande potencial. Não concordam? Postarei mais fotos do trabalho de plantio e toda evolução desta árvore aguardem.
Fevereiro de 2012. Nova etapa.
Nebari redefinido.
25 Fevereiro 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário