"O Bonsai é um breve pensamento poético que nos toca o coração.”

O bonsai é uma arte de possibilidades ilimitadas.
Powered By Blogger

02 janeiro 2011

Aprenda a desenhar um bonsai - desenho hokidashi

       Espero poder passar para aqueles que desejam desenhar suas árvores algumas dicas de como conseguir esboçar suas idéias ou suas próprias árvores no papel. Este é o primeiro de uma série de desenhos que postarei. Espero que eu realmente consiga ser de ajuda. Deixe sua opinião sobre a matéria, será importante para as próximas postagens. Um abraço a todos.

     * Material a ser usado:  Lápis 6B Lápis n° 2 Borracha Flanela Folha de papel branca.



Comece imaginando uma árvore. Eu desenharei um bonsai estilo HOKIDASHI. inicie fazendo um esboço da árvore que você deseja desenhar. Faça esses traços bem leves no papel usando o lápis 6B Segure o lápis como mostra a foto a baixo.



Esboço feito da árvore com o vaso nas proporções corretas. Perceba que os traços estão bem leves. Estes traços não serão apagados por isso precisa ser leve.


Agora ainda usando traços leves desenhe as posições dos ramos de acordo com a sua imaginação.Lembre-se de ir afinado o tronco e todos os ramos a medida que você vai alcançando o topo de sua árvore veja desenho a baixo.



Marque o posicionamento dos ramos principais. Não se preocupe com muitos detalhes agora.


Agora com traços mais fortes - use o lápis 6B - desenhe o tronco a posição das raízes e comece a fazer os ramos secundários e terciários. Use um lápis com a ponta um pouco mais fina para os ramos externos..



 Veja que os ramos externos ficam sobre a linha que traçamos no início do trabalho. Mantenha esses traços um pouco mais para fora que ele.


Vá desenhando todo o contorno da árvore começando pelo seu interior. Acenda um pouco mais as linhas externas. Lembre-se de apoiar a mão sobre a flanela para que a gordura da mão e o suor não manche o papel.



Agora devemos direcionar a luz sobre nossa árvore. Neste caso ela estará de incidindo de frente e um pouco acima da árvore. Sombreie o tronco fazendo traços paralelos na horizontal. Comece pela raíz e suba, depois desça fazendo mais traços procure fazer traços menores junto a parte externa do tronco para que esta fique mais escura que os da parte interna. Não aperte o lápis para conseguir esse efeito.


Veja que a cor mais escura é conseguida com a sobreposição dos traços. Faça também os pequenos galhos da parte externa da árvore.


Note no desenho abaixo que você não precisa unir cada traço ao tronco, O seu objetivo deve ser transmitir uma idéia de densidade. E não expressar fielmente a realidade. Vá sombreando o tronco até o seu ápice


Como em um bonsai, deixe alguns espaços vazios entre os ramos principais, para que o desenho não fique monótono. Use o lápis n° 2 para fazer os finos ramos da parte externa. Faça-os puxando o lápis para fora.


Agora repita todo o processo do outro lado. Comece fazendo os traços Longos e curtos...


 Faça alguns traços  no sentido horizontal sem ir de um lado ao outro no interior do tronco, você estará assim criando textura ao tronco.  E sombreie levemente passando o lápis de ponta mais grossa levemente sobre o papel, perceba o efeito deste sombreamento.


 A luz provoca sombras no vaso. Então faça traços onde ela não incide com tanta força, e vá escurecendo os locais onde ela não incide. Nesse caso, sempre use os traços paralelamente sobrepondo um sobre o outro. Não aperte o lápis sobre o papel.


Vá passando o lápis de fora para dentro levemente. os efeitos de sombra são conseguidos passando o lápis varias vezes sobre o mesmo local sem apertá-lo sobre o papel.


Agora faça pequenos riscos disformes e de tamanhos diferente sobre solo, esses riscos são a sombra que a luz causa nos pedriscos. Lembre-se que não estamos expressando uma realidade fiel, mas criando uma ilusão de luzes e sombras.




Agora é só corrigir alguns erros, acentuar alguns pontos, assinar e datar.

Desenho terminado. Espero que tenham gostado. Aguarde novos desenhos