"O Bonsai é um breve pensamento poético que nos toca o coração.”

O bonsai é uma arte de possibilidades ilimitadas.
Powered By Blogger

30 janeiro 2012

Shohin Bonsai

Shohin 7cm 14 anos - Misho - Ainda em educação - foto tirada de celular em 8 de outubro de 2007. A ávore esta sendo educada no estilo (Hokidachi)vassoura. O vaso ainda é o de educação - a copa foi podada para o aumento da massa foliar. e receberá ainda outras podas - o nebari esta coberto pelo musgo e só será realçado no final do trabalho. Não é propaganda é comparação... - Será feito um leve trabalho de correção no tronco. 





Janeiro de 2010 - Os ramos secundários ainda estão muito finos e distribuição dos terciários muito confusa e longos. O pequeno tronco esta coberto pelo musgo junto com o nebari. Ação : A árvore será reduzida mais uma vez pela metade e receberá nova orientação dos terciários. Na próxima primavera o nebari juntamente com o tronco será destacado por volta da poda de raízes. - este ainda não é o vaso definitivo.







16 Março 2010, uma excelente brotação resultou da poda.





Penjing Landscape - A Arte Chinesa.

Este Trabalho foi feito em Cimento celular três montanhas - A pedra de baixo e uma lasca de pedra São Tomé - cinco muda de caliandra estão sendo trabalhada para preencherem toda a lateral - parte de trás - Na época eu não tinha mudas trabalhadas para compor a paisagem.






logo estarei postando a foto com o suibam e o resto de toda composição


Penjing - Resedá - (Lagerstroemia speciosa)


Penjing - Resedá (Lagerstroemia speciosa)

Esta árvore foi achada sobre um monte de entulho e foi plantada em uma caixa onde ficou abandonada por 10 anos. Neste período foi transplantada apenas uma unica vez. O abandono causou a desfiguraração do tronco restando apenas a lembrança do que outrora fora uma bonita escultura. Nota - A parte viva da planta receberá estilização posteriormente e na época devida, no momento foi deixada livre para crescer e recuperar o vigor.














.








Ligustrum sinense - Yamadori


Ligustrum sinense - Yamadori

Yamadori realizado este sábado 30 outubro. Esta muda veio do Estado de Santa Catarina e foi plantada pelo bom amigo Senhor Clemente que esta nas fotos e me ajudou muito. Esta árvore foi um presente que ele me deu. Um Ligustro com um tronco que tem 58 cm de circunferência a 10 cm. do solo e um nebari de 80 cm. os galhos começam a surgir 20 cm. do chão. Hoje a árvore está com 20 anos



Esta é a árvore que iremos retirar. Possui mais de 3 metros de altura.



O que me chamou a atenção nesta árvore foi a imponência do nebari e a inserção baixa dos ramos que nascem cerca de 18 cm. do chão. A 10 cm. o tronco possui cerca de 56 cm. de circunferência e o nebari 80 cm.



Esse é o meu amigo Clemente. Foi ele quem trouxe a muda de Santa Catarina e a plantou. Veja ao fundo, o Clemel ao lado do Ligustro.


Meu amigo Clemente e seu filho. Bons companheiros. Obrigado aos dois pela ajuda.


Árvore quase limpa. Podemos ver que temos uma muda nascida da raíz próximo a árvore principal.





Há muitas raízes laterais, e isso é um bom sinal. Vamos poder levantar a árvore hoje. Na foto não dá para perceber mais há também um número muito grande de raízes capilares ao redor do tronco o que garantira o pegamento da árvore após ser retirada.




Nesta foto podemos ver duas coisas. 1° a poucas raízes deste lado da árvore, o que pode ser um problema na hora de levantar o torrão. 2° temos duas mudas nascidas de raíz. A maior será aproveitada.









Esta é a muda lateral que surgiu na raíz. Foi retirada com um torrão mais longo para preservar a extensão da raíz matriz, visto que ela ainda possui poucas raízes.


Tem uma boa estrutura para se tornar um bonsai no estilo Sokan. Sokan: neste estilo as raízes (o nebari) são as mesmas para os dois troncos diferentemente do que acontece no Estilo SOJU, onde as raízes de cada árvore são independentes. Á árvore será educada como se fossem dois parceiros trabalhando juntos. Um casal sendo um a mãe e o outro o filho.






Grande potencial. Não concordam? Postarei mais fotos do trabalho de plantio e toda evolução desta árvore aguardem.


Fevereiro de 2012. Nova etapa.

Nebari redefinido.

25 Fevereiro 2012.