"O Bonsai é um breve pensamento poético que nos toca o coração.”

O bonsai é uma arte de possibilidades ilimitadas.
Powered By Blogger

08 dezembro 2010

como cuidar - Holmskioldia sanguinea



Família:  Verbenaceae
Origem: Himalaia
Porte: 2 a 5 metros de altura
Floração: primavera e verão em algumas regiões.
Propagação: estacas
Luminosidade: sol pleno
Regas: Regulares, sempre que o solo estiver seco
Solo: ácido a neutro
Nome popular: Chapéu-chinês, chapéu-chinês-vernelho, chapéu-chinês-amarelo, chapéu-de-mandarim, holmskioldia-vermelha


O sanguinea Holmskioldia é nativo das planícies do Himalaia e é um arbusto ereto (escalada) escandentes que tem estreita em forma de flores de trombeta com pétalas carmim e vermelho-laranja cálices do verão ao outono. O chapéu-chinês é uma planta arbustiva, de textura semi-lenhosa de florescimento muito ornamental e peculiar. Possui os ramos longos, um tanto pendentes e folhas ovaladas, com bordas serrilhadas e pontudas. As flores são um espetáculo à parte, possuem formato de trompete com o cálice em formato de chapéu, o que deu origem ao nome popular. Suas flores são comumente vermelhas ou alaranjadas, mas ocorre uma variedade completamente amarela um pouco mais difícil de encontrar nos jardins. A floração do Holmskioldia sanguinea ocorre na primavera e no verão. Devido aos ramos longos deve-se podar sempre que necessário para manter sua forma mais compacta e arredondada, pois estimulam a ramificação e a renovação da ramagem por  incentivar o aparecimento de novos ramos laterais. É considerada uma planta troquilógama, isto é, apropriada para a alimentação dos beija-flores.



Ambiente - Durante o período de crescimento o Holmskioldia sanguinea precisa de proteção meia-sombra. A irrigação deve ser diária e não excessiva.  Quando maiores, as mudas Suportam bem o sol e o vento. A espécie é muito rústica tem um crescimento rápido e suporta maus tratos recuperando-se rápido de danos causados. Deve ser cultivado sempre sob pleno sol, embora tolere a sombra parcial.

Solo - O solo deverá ser neutro tendendo para o ácido, rico em matéria orgânica e com capacidade de reter água e umidade sem ficar encharcado.  O Holmskioldia sanguinea vive bem em solo arenoso e argiloso. O solo deve conter matéria orgânica (casca de pinos em pedaços miúdos, matéria orgânica curtida etc.). Toda matéria orgânica usada dever ter um período de curtição superior a 180 dias para que não queime as raízes das nossas árvores e nem as envenene ao liberarem os gases tóxicos que se formam com o curtimento e que é prejudicial à planta. Para compor o substrato, pode-se utilizar a seguinte combinação: 50% de cacos miúdos de cerâmica 3 a 5mm + 50% de matéria orgânica - casca de pinos calcinada 2 a 3 mm é um ótimo material (para facilitar a drenagem) evite usar cascas de tamanhos maiores. OBS: aqueça toda a mistura a 180° por 20 minutos para eliminar parasitas e seus possíveis ovos. Todo material deverá estar seco e ser peneirado antes de ser usado, para retirada de partículas minúsculas e pó. Essa mistura é para cidades de clima quente. Caso você more em locais mais frios use uma mistura com menos matéria orgânica e mais cacos de cerâmica. Lembre-se: Solos constantemente encharcados poderão ocasionar o apodrecimento das raízes.

Rega - A rega deverá ser moderada. Evite o excesso de umidade que pode danificar as raízes da árvore. Durante o verão tome cuidado para não deixar o solo secar de mais, pois poderá causar danos a folhagem. O solo deverá manter sempre um bom teor de umidade. Caso a terra seque totalmente pode danificar as folhas e causar a perda das folhas. Se você tiver dúvida sobre o grau certo de umidade a manter, deixe o solo secar levemente entre uma rega e outra. Adubações m e regas regulares garantem uma floração abundante.

Adubação - A adubação deverá ser mantida até início da floração, que ocorrerá: de outubro a Janeiro para  Dois meses antes da floração deverá ser usado um adubo rico em fósforo Ex.: NPK 4-12-4 que seguirá até inicio da floração. Não adube durante a floração. Existem adubos de ação lenta como Osmocote que poderá ser usado. Outro adubo (orgânico) riquíssimo em fósforo é a farinha de osso. Uma mistura orgânica que produz resultado excelente é: Torta de Algodão ou Mamona 50% + Farinha de osso 40%  colocada na borda do vaso a cada trinta dias na proporção de uma colher de sopa rasa para vasos com 20 a 22 cm de comprimento (vasos menores ou maiores deverão receber quantidade proporcional ao seu tamanho).( coloque a mistura em um potinho perfurado e enterrado para que a mistura não se espalhe e com o tempo torne o substrato do vaso compactado - retire o potinho com a mistura a cada 2 meses).  Outro modo é fazer uma rega semanal ou uma pulverização semanal usando adubos foliares de boa qualidade. Se pretender estimular uma boa brotação use para isso a mistura feita com 2 colheres de sopa rasa de uréia dissolvida em 10 Litros de água. Regue ou pulverize a uréia sempre ao entardecer, pois ela se evapora com a luz. Use adubo contendo micros nutrientes S, B, Cu, Mn e Zn pelo menos uma vez ao ano. De preferência aos adubos foliares.
Lembre-se: Nunca adube uma planta doente ou recém transplantada, nem sobre o sol forte; faça-o de preferência nas primeiras horas do dia ou nas últimas horas da tarde. Faça uma rega pelo menos uma hora antes de efetuar cada adubação mesmo que ela seja foliar. Em épocas muito quentes não se deve adubar, assim também como em épocas de frio intenso. Desenvolva o seu próprio calendário de adubação de acordo com as suas observações.

Poda - Faça uma poda para melhorar a aeração da planta, e permitir que o sol atinja as partes internas da mesma. Os brotos devem ser podados até o 2º ou 3º par de folhas durante toda época de crescimento. Ao podar analise a direção das gemas logo abaixo do corte, pois a brotação saíra daquele ponto desta forma, evite cortar acima das gemas que darão origem a brotos voltados para cima ou para baixo. Deixe os pequenos ramos crescerem até que estejam firmes com suas cinco primeiras folhas muito bem formadas, então pode. O sanguinea Holmskioldia possui uma impressionante capacidade de regeneração suportando assim podas mais drásticas. Remova todos os brotos que forem indesejados - os que surgirem nas axilas dos galhos secundários e terciários podem ocorrer o nascimento de brotos nas raízes, retire-os também se isso ocorrer. Mantenha sempre o solo limpo sem ervas daninhas ou folhas secas. Beliscar regularmente para impedir que a árvore cresça indevidamente, tornando muito alongado seus ramos.
Desfolha: faça a desfolha no início de janeiro cortando as folhas pelo pecíolo com uma tesoura afiada. Suspenda a adubação nitrogenada um mês antes da poda e reduza as regas até que toda a brotação amadureça.  Este método quando aplicado corretamente reduz o tamanho das folhas em até 10 vezes.
OBS: NUNCA DESFOLHE UMA ÁRVORE DOENTE OU FRACA para que não corra o risco de perdê-la.

Transplante - Muda nova - Ao transplantar as novas mudas corte a raiz pivotante, (principal) logo abaixo das raízes capilares ou toda raiz que seja mais vigorosa a fim de distribuir o vigor entre as raízes restantes e espalhe cuidadosamente o restante de suas raízes o mais radialmente possível sobre o solo EX: como os raios de uma bicicleta. Esse procedimento é importante para o desenvolvimento no futuro, de um bonito nebari ( Nebari = encontro das raízes com o solo). Faça este procedimento a cada ano até que você observe uma boa formação de raízes superficiais.
Mudas mais velhas ou Árvores -  Transplante anual nas árvores mais velhas e exemplares mais jovens. Faça o desembaraço das raízes com um gancho diminuindo o torrão e corte as raízes que tiveram um grande desenvolvimento depois pode 1/3 das que restarem. Lembre-se que desejamos o desenvolvimento das raízes capilares (finas como cabelos).  Use uma nova mistura de solo - já descrita acima. Não se esqueça de por uma tela plástica nos furos. Para a firme sustentação da árvore e mantê-la assentada no vaso, passe arames ou barbante - que apodrecerá com o tempo - se optar pelo arame corte-os tão logo perceba que a árvore esta com ótimo desenvolvimento. Se desejar poderá fazer uso de enraízadores para adiantar o processo de estabelecimento da árvore. Comece a adubação cerca de 40 a 50 dias após o transplante use metade do adubo que normalmente usaria. Mantenha a árvore na sombra até que comecem a aparecer os primeiros brotos após o que vá aumentando aos poucos sua exposição ao sol. Nunca transplante sua árvore em locais com corrente de ar e nunca as deixe nestes locais após serem transplantadas.

Aramagem - Faça-o da primavera ao verão sem qualquer problema. O Holmskioldia sanguinea possui galhos flexíveis que são fáceis de trabalhar. Para retirar o arame (nunca desenrole o fio) corte com um alicate. A ferramenta apropriada nesta hora é muito importante. Preste atenção ao crescimento da árvore para que os arames não marquem a casca.
Pragas: mosca branca, ácaros e cochonilhas. Combata com um inseticida imediatamente após identificar o problema.


Dicas

·         Faça uma boa irrigação pelo menos uma hora antes de adubar a sua árvore...
·         Assim como as árvores que produzem frutos, as que produzem flores  costumam ser cultivadas em vasos um pouco mais fundo que o normal. Os vasos poderão ser vidrados ou não.
·         Tome cuidado com os pulgões eles transmitem doenças as suas plantas.
·         Evite molhar as flores para que não caiam.
·         O Chapél de Mandarim não crescerá dentro de casa, ele precisa de luz solar plena para que cresça bem. Deixe suas árvores fora de casa até que as flores se abram, aí então podem ser levadas para dentro, mas é preciso que fiquem em um local bem claro, próximo à janela e ainda assim por apenas dois dias.
·     Evite o excesso de água nas regas: o ideal é fornecer água à planta apenas quando o solo apresentar-se seco, sem encharcar.
·         Mantenha um registro de todas as adubações e podas efetuadas com o maior detalhamento possível, no futuro, análise e repita as ações que deram bons resultados nos anos anteriores.

- Se tiver dúvidas de como aplicar os métodos a cima busque a orientação de bonsaístas experientes.
Faça um curso. Existem excelentes bonsaístas que ministram cursos de alta qualidade. Não veja isso como um gasto, mas como um investimento para o futuro.  Você mudará a sua maneira de ver o Bonsai.
Usar as técnicas aprendidas de maneira correta lhe dará confiança e os resultados obtidos em suas árvores lhe darão enorme satisfação evitando perdas de tempo e enormes prejuízos financeiros. Este é o meu conselho.


Nenhum comentário: