"O Bonsai é um breve pensamento poético que nos toca o coração.”

O bonsai é uma arte de possibilidades ilimitadas.

25 fevereiro 2011

Yamadori.


Yamadori é o nome que se dá à colheita de árvores directamente na natureza para transformação em bonsai. Não há dúvidas que essa técnica é capaz de produzir um bonsai com idade e características que dificilmente se consegue produzir em uma árvore de viveiro. A maioria dos lindos Bonsai vistos hoje no japão foram conseguidos dessa forma. Atualmente na NET. as paginas que se destinam ao bonsai tem ficados cheias de fotos de pessoas que estão retirando árvores de nossas matas sem o menor conhecimento do espírito e da técnica a ser usada, Alguns novos na arte, influenciados por videos de grandes bonsaístas renomado internacionalmente que transformam um toco retirado por Yamadori em um lindo bonsai, veem nesta, a oportunidade de conseguir uma árvore imponente em menor tempo. Eles se esquecem ou não sabem, que aqueles lindos bonsai apresentado ao publico em fotos magníficas, demandaram anos de trabalho de seu criador, mesmos aquelas árvores trabalhadas nos videos exibidos no Youtube, levaram anos para chegarem aquele estágio agora apresentados. Muitas, desde o momento que foram descobertas até o momento de sua retirada, tiveram de esperar anos só para serem levantada do chão, foi preciso cavar, cortar as raízes velhas e passar algum hormônio enraízador, depois tapar o buraco sem retirar a árvore do seu lugar e esperar pacientemente dois ou três anos até que novas raízes se desenvolvessem e fossem capaz de sustentar toda a planta e só depois disso é que ela foi levada para casa para ser colocada em uma caixa, com solo apropriado e deixada descansar por mais um ou dois anos e muitas vezes mais que isso, até que ela se recuperasse completamente de todo stress sofrido, para só então começar o trabalho de estilização em um bonsai. Infelizmente não é isso que ocorre. Vejo pessoas arrancarem verdadeiro toco sem raízes e exibi-los como troféus, sem se preocuparem se a árvore ira sobreviver, muitas são plantadas em solo inapropriados e pior, são aramadas tão logo os primeiros ramos aparecem. Arrancar uma árvore do chão é coisa que qualquer um pode fazer, mas fazê-la alcançar o vigor e a beleza de uma árvore que da seus frutos a cada estação sem que percebamos a ação do homem sobre ela, isso sim e meritório. A vocês que estão arrancando árvores sem saber que o verdadeiro espírito do Yamadori é fazer de tudo para que a árvore possa expressar toda a plenitude de sua beleza e as marcas do tempo como uma assinatura de sua luta pela vida, Não mostrem um toco sem folhas como troféu, apresentem a nós o resultado depois de anos de trabalho, podas e modelagem, para que avalie-mos o seu talento. Um verdadeiro bonsai não se consegue em algumas horas mais é fruto de dedicação constante e de uma inimaginável paciência.

Esta árvore foi retirada de um Jardim em uma reforma e seria jogada no lixo. Portanto é um Yamadori. Na foto abaixo já se havia passado um ano desde a sua retirada.




Esta foto foi tirada em Janeiro de 2006. Um ano após a retirada do jardim.
 Nesta época Varios ramos foram retirados e eu estava escolhendo os ramos definitivos,


foto em 2007.
 Já com as raízes reduzidas e com uma estrutura mais definida.


Março de 2009. Madeira foi esculpida pela primeira vez para disfarçar os cortes. 
Note que o galho a esquerda ganhou boa grossura, graças ao broto de sacrifício o que foi deixado crescer livremente durante  o ano anterior. 
O trabalho de esculpir a madeira morta do tronco ainda não está terminado. É preciso disfarçar ainda mais os cortes.
Será mantida por mais um ano nesta mamadeira para o término da estilização da copa antes de ir para o vaso definitivo.



Novembro de 2009. 
Trabalho de esculpir a madeira morta quase terminado.
A copa está mais compacta. 
É hora de ir para o vaso definitivo.


8 maio 2010
Retirada de toda terra ruim para a liberação das raízes antes de planta-la no vaso. 
Foi feito uma poda para deixar o conjunto mais leve. 
Será plantada com uma inclinação de 30° para dar equilíbrio a copa.


A árvore foi desfolhada e plantada com a inclinação dita e o ápice ficou equilibrado.
Trabalho terminado. 
Vaso do mestre Shugo Izumi.
Ainda há muitos detalhes para ser ajustado como uma leve conicidade inversa no alto da árvore mas acho que o conjunto ficou bom.


foto 8 outubro 2010.


A árvore vai muito bem em seu novo lar.


Este foi um Yamadori bem sucedido, onde a paciência e a técnica foram usadas para o benefício da árvore.


Idade atual 11 anos e 26 cm de altura.


 Vaso Izume.























Nenhum comentário: