Espero poder passar para aqueles que desejam desenhar suas árvores algumas dicas de como conseguir esboçar suas idéias ou suas próprias árvores no papel. Este é o primeiro de uma série de desenhos que postarei. Espero que eu realmente consiga ser de ajuda. Deixe sua opinião sobre a matéria, será importante para as próximas postagens. Um abraço a todos.
Vamos iniciar fazendo um esboço do que será um Pinheiro estilo ereto Informal - Chokkan.. Faça um traço bem leve, reto do tamanho da árvore, use lápis 6B.
Agora faça o esboço do vaso com mais ou menos 1/3 da altura final da árvore. Como estamos desenhando um pinheiro estilo ereto formal, faremos o vaso retangular.
Lembre-se de desenhar um apoio para o vaso para que o seu desenho não fique flutuando na folha.
Agora esboçamos o tronco com uma pequena sinuosidade para dar algum movimento ao tronco sem contudo fugir do estilo.
começamos a esboçar as cópulas de folhagens fazendo para isso pequenos traços de dentro para fora e em direções diferentes. Não fizemos um único triângulo para que a árvore não fique monótona.
Repetimos o mesmo nas camadas de folhagens restantes.
Não faça um único triângulo no ápice de sua árvore.
Agora passamos para o tronco. É hora de direcionarmos a luz sobre o desenho. Neste imaginaremos que a luz está vindo pelo nosso lado direito um pouco acima do meio da árvore. Assim destacamos no tronco as sombras.
Use dois tipos diferentes de lápis para produzir o efeito de profundidade e relevo. desenhe primeiro usando o lápis de cor mais clara depois faça uma nova folhagem por cima da primeira usando o lápis mais escuro 6B.
faça a massa de folhagem criando pequenos grupos de traços curtos, vindo de dentro para fora e de baixo para cima em diversas direções.Lembrando as agulhas dos pinheiros.
Perceba o efeito criado.
passamos para o próximo ramo executando o mesmo processo. Eu gosto de dar uma parada e mudar o foco de visão para isso eu mudo da folhagem para o tronco afim de não cansar minhas vistas e sem perceber produzir um erro.
conforme vamos fazendo os ramos superiores vamos dando acabamento ao tronco sempre tendo na memória a direção de onde vem a luz. É importante marcar alguns galhos destacando-os no meio da folhagem. Veja o terceiro ramo.
Nunca faça uma massa compacta de folhagem. Conforme for fazendo as novas pernadas volte sua observação para as que já foram feitas e vá acentuando as sombras e destaque os pontos de sombra no tronco. Para dar mais realidade ao tronco, faça traços finos de tamanhos diferentes no sentido horizontal no tronco vivo e vertical no tronco morto.
Pode ser de ajuda marcar as áreas vazias ( sem folhas) e as áreas de sombra. Como feito no quarto ramo.
Marcações feitas.
Veja como ficou após o preenchimento com a folhagem. Notem que os troncos secundários foram marcados e acentuados.
Vamos repetindo nos ramos superiores : sombra, áreas vazias, marcações de galhos secundários. Não se esqueça de ir acentuando o tronco e da direção em que a luz esta projetada sobre a árvora antes de criar as sombras.
percebam a marcação dos ramos e as sombras como se completam e dão um efeito de naturalidade.
Não é bom fazermos um único triângulo no ápice pois corremos o risco do desenho ficar monótono. Eu aconselho que se faça marcações de sombra espaços vazios e de pequenas massas de folhagens, Pois é assim que vemos na natureza.
Ápice preenchido e o sombreamento do tronco também foi executado.
Note como ficou mais natural todo o trabalho.
Reveja todo o desenho e corrija ou acentue os pontos onde achar necessário. Não se esqueça de assinar e datar o desenho. O sombreamento do vaso e o escurecimento ao redor da árvore falaremos de uma outra vez.
Desenho terminado. Espero que tenham gostado. Postarei mais desenho futuramente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário